O que é o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético consiste na análise dos genomas e orientações personalizadas com base no mapeamento genético. No aconselhamento genético são verificadas diversas condições do corpo, como a probabilidade de doenças hereditárias, intolerâncias, respostas do organismos a certos nutrientes, entre outras.

Essa é uma forma muito interessante de autoconhecimento, visto que é possível apostar em um cuidado mais eficiente do seu corpo e saúde, através de melhores hábitos, prevenção a doenças e possibilidades de tratamentos.

A orientação após a realização do mapeamento é feita por especialistas como médicos e nutricionistas, que possuem papel fundamental na interpretação do que foi identificado no teste genético.

Esses profissionais, inclusive, ajudam em aconselhamentos personalizados e adequados para quem busca uma maior qualidade de vida e uma rotina mais saudável. 

É importante reforçar que o aconselhamento genético é uma das fases mais importantes do entendimento dos seus genes. É nesta etapa em que serão interpretadas as respostas que constam no exame, chamado de mapeamento genético, e determinados quais os próximos passos para maior qualidade de vida.

Mapeamento genético

Como explicado acima, o aconselhamento genético personalizado só é possível através do mapeamento genético: exame que analisa o genoma como um todo, e mostra quais são as características do DNA do paciente.

O teste é feio através da coleta de uma pequena amostra de líquido ou tecido corporal. Na grande parte das vezes é feito com a saliva, sangue ou células internas da bochecha. Essas amostras são levadas para um laboratório especializado no tipo de exame, onde são feitas as interpretações. Depois os resultados podem ser levados ao médico e outros especialistas para a realização do aconselhamento genético.

Para que serve o aconselhamento genético?

Como explicado anteriormente, o aconselhamento genético é uma ótima forma para cuidar da saúde e hábitos, visando melhor qualidade de vida e maior autoconhecimento.

Ele é geralmente usado como forma de analisar possíveis riscos do desenvolvimento de doenças ou condições clínicas que podem prejudicar a vida da pessoa em curto ou longo prazo, como o câncer de mama, tireoide, diabetes e hipertensão.

No entanto, o aconselhamento genético também é uma ótima opção para pessoas que buscam entender como o DNA pode influenciar em dietas e hábitos alimentares, rotina de exercícios e treinos, características psicológicas e até mesmo na pele e corpo.

Ou seja, não só uma ferramenta de prevenção a questões de saúde, mas também um meio para a construção de uma rotina mais adequada para você conquistar mais qualidade de vida. Com a ajuda de um aconselhamento genético, você pode adaptar seus costumes e hábitos do dia a dia, como forma de autocuidado e amor próprio.

Aconselhamento genético ≠ consulta geneticista

Uma informação importante é que não se deve confundir o aconselhamento genético com uma consulta geneticista.

Apesar de ambos trabalharem diretamente com a análise do genoma, uma consulta geneticista se diferencia pois o médico geneticista prescreve exames pontuais e específicos, para um acompanhamento médico mais detalhado com pacientes que apresentam doenças de origem genética. Assim, são explicadas de forma mais detalhada, os fatores relacionados à determinada condição clínica.

Já no aconselhamento genético o mapeamento é interpretado e o médico auxilia e aconselha o paciente para procedimentos de rotina para melhores hábitos, ou até para consultas mais detalhadas.

Como o aconselhamento genético é feito?

Agora que você já sabe o que é o aconselhamento genético e como ele funciona, vamos te explicar de forma mais detalhada como ele é realizado.

Primeiramente, é despertado no paciente o interesse de saber mais sobre as características de seu corpo em diversas vertentes. As motivações podem ser múltiplas: conhecimento de sua ancestralidade, características familiares, saber as predisposições a doenças e condições clínicas e até mesmo para entender seus comportamentos e hábitos.

Depois da aquisição do mapeamento genético, é feita a autocoleta e, posteriormente,  a análise no laboratório. Após um tempo, são entregues os resultados no formato de um laudo. A partir desse momento, é recomendado que o paciente entre em contato com um profissional para uma consulta e aconselhamento genético.

O aconselhamento genético também pode ser seguido de outras consultas para o acompanhamento do paciente nos próximos passos.

Esse aconselhamento deve ser sempre realizado com profissionais especializados, a DNA Club tem esses especialistas como parceiros. O conhecimento de fatores genéticos é, inclusive, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Qualquer pessoa pode realizar o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético pode ser realizado por qualquer pessoa, sem restrições. Mas é interessante ressaltar que ele é mais indicado para alguns grupos.

A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) afirma que esse procedimento é mais aconselhado para pessoas que apresentam um histórico familiar que pode sugerir uma causa genética de alguma condição clínica.

Também é muito indicado, como já explicado, na forma de ferramenta de autoconhecimento, para metas em exercícios, melhores hábitos alimentares e outras ações de autocuidado.

Lembrando que diferente da consulta geneticista, esse tipo de aconselhamento não depende de uma pré-solicitação do médico. Pode partir apenas do desejo do paciente. Mas também nada impede que ele seja indicado pelo profissional de saúde.

Como fazer o aconselhamento genético?

Esse é o questionamento que pode concluir suas dúvidas mais básicas sobre o aconselhamento genético, agora que você já sabe como ele funciona.

Ele pode ser realizado com um médico geneticista, ou profissionais especializados nas áreas focadas no seu mapeamento, como nutricionistas e psicólogos, por exemplo.

A DNA Club, empresa especializada na realização do mapeamento genético, oferece consultas pós-laudo a seus clientes, além de aconselhamentos genéticos com profissionais parceiros para uma análise mais aprofundada do seu exame.

O aconselhamento genético é parte fundamental em um maior conhecimento de suas características. Não deixe de realizá-lo!

Para mais informações sobre o mapeamento e aconselhamento genético acesse o site da DNA Club!
23 de dezembro de 2021 — DNA Club